Em várias situações é necessário instalar os headers do kernel, especialmente ao compilar módulos para o kernel. E os headers precisam ser da versão em uso. É necessário, por exemplo, para instalar os "Adicionais para convidado" no VirtualBox ao rodar um Linux na máquina virtual, para que ele crie (compile) os módulos do kernel necessários para integração com o sistema (que atuam como drivers).
Distros menores ou com pacotes reduzidos não incluem os headers do kernel. Você deve instalar usando o gerenciador de pacotes, e o nome do pacote que os contém é algo do tipo linux-headers-2.6.26-1-686. Uma forma de achar é usar a busca do cache do apt, se a distro for baseada em Debian:
apt-cache search linux-headers-$(uname -r)
Você também pode ir direto e mandar instalar usando o uname -r, assim:
apt-get install linux-headers-$(uname -r)
Não se esqueça do apt-get update, e de ter ativos os repositórios principais da distro em uso. Com os headers do kernel instalados é só você continuar o que estava fazendo, como rodar o instalador do Adicionais para convidado do VirtualBox, ou do VMware ou qualquer outra coisa :)
Nota: o uname -r mostra a versão atual, o truque foi embutir um comando no outro para não precisar copiar o resultado e colar (ou digitar) no apt-get install...
0 comentários:
Postar um comentário